sexta-feira, 26 de agosto de 2016

El misterio de Melchor, Gaspar y Baltasar


Os Reis Magos são algumas das personagens mais cativantes que se conhece, mas, dos quais, realmente se têm poucas certezas.

Uma história universal que navega entre a fantasia e o mito, entre o popular e o sagrado – pois aparecem apenas nos Evangelhos - e que parece ter um fundamento científico.

Este documentário aborda a realidade e a lenda dos Reis Magos, respeitando o mistério e propondo, ao mesmo tempo, um atrativo jogo visual e um olhar contemporâneo. Como se construiu esse mito? De onde veio? Que simbologia encerra? A que respondem os famosos presentes dos três magos, se é que eram três, e monarcas de algum reino e verdadeiramente magos...?
 
 

Para entendê-lo, "El Misterio Melchor, Gaspar y Baltasar" propõe uma investigação e uma viagem, seguindo àquela dos próprios magos (e fazendo entrevistas com os sábios de hoje: historiadores, astrônomos, teólogos, especialistas), mas, também, através da História da Arte.

Sete quadros da pintura clássica1 foram criados com atores, cenários, vestuário e luzes, para nos introduzir virtualmente neles, descobrir seus segredos e desvelar, na medida do possível, seu mistério.

Um documentário de qualidade dirigido a um público universal, com um tratamento dinâmico, que estreou no Natal de 2008 como uma "noite temática" da rede franco-alemã ARTE, de vários canais de prestígio em toda Europa, além das redes autônomas espanholas FORTA e Canal de Historia2.

Dentre os estudiosos do tema que foram entrevistados, destaco especialmente três: Franco Cardini, historiador, medievalista e professor de História do Instituto Italiano de Ciências Humanas, autor do livro “Los reyes magos. Historia y leyenda”, Península, 20013; Madeleine Félix, historiadora da arte e religião, uma das mais importantes pesquisadoras do tema e autora de obras como “Le Livre des Rois Mages”, Desclée de Brouwer, 2000 e “As viagens dos Reis Magos, Editora da UCG, 20074, em coautoria com o teólogo e antropólogo brasileiro Jadir de Moraes Pessoa, da UCG; e Mark Kidger, astrofísico e pesquisador no Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias, autor do livro “The star of Bethlehem: an astronomer’s view”, Princeton University Press, 19995.



 
 

Ficha Técnica:
Título da Série: El misterio Melchor, Gaspar y Baltasar
Data de Lançamento: Dezembro de 2008
Produção: Les Films Figures Libres & MLK Producciones
Distribuição: Arte (2008) (France) (TV), Canal Sur Televisión (2008) e Canal de Historia
Direção: Stéphane Bégoin
Roteiro: Stéphane Bégoin e Sonia Páramo
Duração: 52 minutos
Idioma: Espanhol
Download: 144,5 MB -


_______________

Notas e Referências Bibliográficas:


1. As obras escolhidas foram:

I. Anjos seguindo os Magos, Gustave Moreau, séc. XIX. Museu Gustave Moreau, Paris, França;

II. Entrevista dos Reis Magos com Herodes, Matteo di Giovanni, c. 1490. Palácio californiano da Legião de Honra, Museu de Belas Artes de São Francisco, EUA;

III. A adoração dos magos, El Greco, 1568. Museo Lázaro Galdiano, Madrid;

IV. Adoração dos magos, Andrea Mantegna, 1495-1505. Museu Getty, Brentwood, Califórnia, EUA;

V. O sonho dos magos, capitel da Catedral de São Lázaro de Autun, século XII. Autun, França;

VI. O massacre dos santos inocentes, León Cogniet, 1824. Museu de Belas Artes, Rennes, França.

VII. Retorno de barco pelo porto de Tarso, mosaico da cúpula do Batistério de Florença, séc. XIII. Florença, Itália.

2. Traduzido de: Una historia fascinante, un documental único. Misterio Reyes Magos, 2012. Disponível em: http://misterioreyesmagos.blogspot.com.br. Acesso em: 26/08/16.

3. Para uma entrevista do autor quando da conferência realizada entre 15 e 16 Dez. 2010 na Casa Árabe, Madrid, Espanha e em Sevilha Cf. A. M. (Dir.). Reyes Magos de Oriente. Hola News, 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xnIYgX5MGmY. Acesso em: 26/08/16.

4. Cf. PESSOA, J. M.; FÉLIX, M. As Viagens dos Reis Magos. Goiânia: Editora da UCG, 2007 – obra importantíssima para o estudo dos magos, que já foi resenhada e comentada por nós num outro post.

5. PÁRAMO, S.; BÉGOIN, S. The Mystery of Melcher, Casper and Balthazar. Script. Misterio Reyes Magos, 2012, p.2. Disponível em: http://ciudadpurpura.googlepages.com/MAGI-script.pdf. Acesso em: 26/08/16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.